Gestão

Habilidades Necessárias para uma Forte Liderança de Equipe

Gerente e líder são termos que nem sempre andam sempre de mãos dadas. Embora não haja dúvidas de que os dois estão interligados e frequentemente se sobrepõem, existem alguns elementos importantes de liderança que o título de “gerente” simplesmente não cobre.

Da inovação à comunicação eficaz, um verdadeiro líder é um passo acima do gerente médio, trazendo uma injeção de motivação e insight em seu papel que nem todos têm a capacidade de aproveitar. 

Aqui estão algumas das habilidades de liderança que você precisa para se destacar e liderar sua equipe para um sucesso consistente a longo prazo:

1. Comunicação

Tornar-se um líder forte significa dominar a arte da comunicação. 

Para alcançar o nível de gerente, você terá sem dúvida demonstrado algum nível de talento para isso, mas para se diferenciar como líder, você precisa ter certeza de que a comunicação verdadeiramente impactante está no centro de tudo que você faz.

A liderança forte da equipe exige não apenas comunicação regular, mas perspicaz. 

Embora a transparência sobre os desenvolvimentos dentro da empresa seja valiosa para o moral e o desenvolvimento da equipe, muito pode ser dito por possuir um julgamento astuto sobre o que você compartilha para manter a moral impulsionada e sua equipe conduzida para o sucesso.

2. Acessibilidade e Disponibilidade

Como parte integrante de sua equipe, você precisa ser um membro sempre presente da equipe, uma presença no próprio coração de tudo o que eles fazem.

Dependendo das demandas de seu trabalho, sempre haverá casos em que você não está fisicamente por perto, mas é imperativo que sua equipe saiba que você está disponível e acessível para que eles saibam que podem vir até você quando for importante. 

Fale regularmente com os seus parceiros ou colaboradores, invista tempo real no seu desenvolvimento e, mais do que tudo, cultive uma cultura de abertura e acessibilidade que promova confiança e respeito em toda a equipe.

3. Mostre Consistência

Todo mundo tem seus dias ruins, dias em que se sentem cansados, desmotivados, distraídos ou com menos de 100%. Além do verdadeiro líder, claro.

Sua equipe confia em você para ser medido e consistente em sua função. 

Significa expressamente estabelecer um padrão que sua equipe possa confiar e se apoiar. Isso inclui tudo, desde a forma como você aborda questões disciplinares até o suporte de questões internas.

A sua equipe precisa saber que pode confiar em você e saber o que esperar de você para obter o melhor desempenho possível.

Isso inclui tudo, desde a forma como você aborda questões disciplinares até o suporte de questões internas. Sua equipe precisa saber que pode confiar em você e saber o que esperar de você para obter o melhor desempenho possível.

4. Organização

A sua equipe vai olhar para você para ser a pessoa que está em cima da situação em todos os momentos.

De reuniões a cargas de trabalho e projetos de equipe, você precisa saber o que está acontecendo, quem está fazendo o que e como abordar os próximos passos antes que alguém o faça. 

Não apenas isso, mas se as operações funcionarem sem problemas e todos souberem suas responsabilidades, você também precisará criar diretrizes sólidas para os outros seguirem. I

sso faz com que outro aspecto importante da liderança de equipe seja mais fácil de apresentar: delegação.

5. A Arte da Delegação

Delegação é uma daquelas tarefas que qualquer um pode fazer, mas a delegação eficaz e impactante é uma arte, e somente os líderes de equipe mais eficazes podem aprender a dominar.

Delegar o trabalho não significa repassar as coisas que você não quer fazer…

Trata-se de aliviar sua própria carga de trabalho, certificando-se de que as pessoas certas estejam com as tarefas certas e capacitando os membros da equipe ao mesmo tempo. 

Tornar-se um líder no trabalho significa que você tem pressões de tempo em outras áreas, portanto, mesmo que sua inclinação natural seja assumir tudo o que está à sua frente, isso não é possível nem benéfico para você ou sua equipe. 

Ao delegar novos trabalhos aos outros, você lhes dá a oportunidade de expandir seu portfólio, ganhar novas experiências e crescer.

Ao delegar, procure liderar pela frente. 

Ao treinar os outros através de novas tarefas e experiências, compartilhando oportunidades dentro de sua equipe e trabalhando duro, você vai melhorar sua posição como um verdadeiro líder e ajudar sua equipe a se tornar mais produtiva e eficaz ao longo do caminho.

6. Confiante e com Conhecimento

Como líder de equipe, você precisa comandar um nível impressionante de conhecimento e levar isso com confiança.

As duas propriedades estão vinculadas – se você conhece suas coisas quando se trata de sua indústria, você se sentirá confiante em seu desempenho e sua experiência influenciará sua equipe. 

Escusado será dizer que qualquer líder credível precisa ser respeitado por sua equipe; se esse respeito estiver faltando, isso pode prejudicar seriamente suas chances de ser um bom líder de equipe.

7. Inovar e Inspirar

Uma das principais coisas que diferencia os líderes dos gerentes é a capacidade de inovar.

Ao trazer novas ideias aos processos e buscar novas formas de melhorar a maneira como sua equipe trabalha, você dá o exemplo e incentiva outras pessoas a encontrar novas maneiras de executar tarefas. 

Você também vai inspirar as pessoas ao seu redor a trabalhar mais e instilar a prática de buscar oportunidades constantes de aprimoramento e desenvolvimento, a força motriz do sucesso.

A liderança pode ser muito diferente da gestão, mas também é algo que pode ser aprendido e desenvolvido ao longo do tempo. 

Defina as bases para um excelente futuro como líder ou aprimore suas habilidades com o curso de treinamento correto. 

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