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Lista de Métodos de Pesquisa de Mercado

Pesquisadores de mercado são capazes de utilizar uma grande caixa de ferramentas de métodos de pesquisa de mercado. 

Normalmente, eles se enquadram na categoria de qualitativa ou quantitativa por causa do tipo de dados que produzem.

Métodos Qualitativos de Pesquisa de Mercado

Métodos qualitativos de pesquisa de mercado oferecem os insights sobre o porquê por trás do comportamento. Aqui estão alguns dos mais comuns:

Focus group.: Uma técnica de pesquisa de mercado que envolve uma discussão em grupo sobre determinados tópicos liderados por um moderador.

Melhor para: Pesquisa exploratória

Entrevistas em profundidade.: Entrevista realizada com um indivíduo com o objetivo de obter insights mais profundos sobre atitudes, motivações ou experiências.

Melhor para: Pesquisa descritiva

Etnografia.: Também conhecida como observação participante, envolve passar tempo com os participantes em seu ambiente natural (em oposição a um ambiente de laboratório). 

Melhor para: Pesquisa descritiva 

Observacional.: Observar atentamente as pessoas para entender o que estão fazendo. Ela permite que você aprenda sobre o comportamento do consumidor ou empregado, mas não a motivação por trás.

Melhor para: Pesquisa exploratória 

Análise do discurso.: Esta é uma maneira elegante de dizer “analisar o que as pessoas dizem”. A escuta social é uma forma de análise do discurso. Examinar análises de clientes, transcrições de ajuda, comentários de mídia social e muito mais são todas as formas de análise de discurso.

Melhor para: Pesquisa exploratória ou descritiva

Métodos Quantitativos de Pesquisa de Mercado

As técnicas quantitativas de pesquisa de mercado geralmente produzem dados quantitativos: fatos, números, estatísticas. 

Aqui estão alguns que você pode considerar:

Pesquisas.: Pesquisas são o ponto crucial da pesquisa de mercado. Elas envolvem coletar fatos, números e opiniões usando um questionário. 

Pesquisas podem parecer simples, mas há muitos fatores que podem transformar boas intenções em dados ruins.

Melhor para: Pesquisa descritiva. Pesquisas também podem produzir dados qualitativos se os participantes escreverem as respostas.

Observação estruturada.: A pesquisa de observação também pode ser quantitativa se você estiver observando participantes sem envolvimento direto e atribuindo valores a determinados comportamentos.

Melhor para: Pesquisa descritiva

Teste A/B.: Também chamado de teste de divisão, essa é uma maneira de comparar as respostas a uma variação de uma única variável para ver qual apresenta melhor desempenho. 

Por exemplo, apresentando aos usuários versões de um anúncio para ver qual recebe mais cliques.

Melhor para: Pesquisa descritiva 

Experimento.: A experimentação de marketing geralmente envolve a manipulação de uma variável para ver como ela influencia o comportamento. Eles podem ser realizados em um laboratório ou no campo. 

Melhor para: Pesquisa causal

Exemplos de Pesquisas de Mercado

Hora de colocar isso em prática. Vejamos exemplos de pesquisa de mercado de vários tipos de projetos de pesquisa. Aqui vai.

Exemplo Exploratório

A empresa de telefonia móvel HTC queria entender como eles poderiam melhorar a experiência do usuário de seus telefones. 

Esse problema requer pesquisa exploratória porque não havia um recurso específico que eles desejassem testar. Eles simplesmente queriam aprender mais com seus clientes.

Com a pesquisa etnográfica, eles observaram como os participantes interagiam com seus telefones. 

Eles procuraram os desafios que as pessoas tinham com o uso diário. Depois de analisar esses pontos problemáticos, eles adicionaram novas funções ao próximo modelo, o que tornou os telefones mais fáceis de usar.

Exemplo Descritivo

A empresa ABC queria entender o tamanho do mercado de queijo vegano no Canadá. Eles têm um problema de pesquisa um pouco definido: qual é a participação de mercado potencial do queijo vegano?

Para fornecer uma resposta, os pesquisadores de mercado terão que descrever várias características: quem são os clientes, por que eles compram queijo vegano, penetração no mercado concorrente e potenciais oportunidades.

Isso requer pesquisa de método misto

Os pesquisadores podem coletar dados secundários sobre o número de veganos no Canadá ou quanto queijo vegano é vendido no país e através de quais empresas.

Eles também podem conduzir grupos de foco para entender o que motiva as pessoas a comprarem queijo vegano.

Depois de concluídos, eles poderão apresentar estatísticas sobre os veganos no Canadá e estimar a participação de mercado potencial da empresa ABC.

Exemplo de Mercado Causal

A pesquisa causal exige que as variáveis ​​e condições sejam mantidas, exceto pelo que você está testando. A empresa alemã de marketing e pesquisa sensorial ISI é uma empresa que realiza experimentos em campo e em laboratório.

Eles trabalharam com uma empresa de barras de chocolate para projetar um experimento que testou 12 diferentes receitas de barra de chocolate.

Os consumidores testaram sequencialmente as receitas e forneceram classificações (dados quantitativos) e descrições (dados qualitativos) de cada um. 

O resultado foi que os consumidores foram mais saciados por “uma textura firme e resistente e uma quantidade maior de caramelo e amendoim”.

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